Introdução união das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS)




URSS – união das Republicas Socialistas Soviéticas. Criadas a 30 de Dezembro de 1992, com Lenine, era constituída por 15 Repúblicas federadas (as diferentes regiões da antiga Rússia imperial): a Rússia (a mais extensa, estendendo-se pela Europa e Ásia), Estónio, lituânia, Moldávia, Bielorrússia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Ucrânia, Turquemenistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Quirguistão. Teve o seu fim em 21 de Dezembro de 1991, com Gorbatchev.

Criação da URSS

Em Dezembro de 1992, realizou se um congresso geral de todos os Sovietes que resultaria na fundação, a 30 de Dezembro, da união das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS). O governo desta união, cujo órgão máximo era o Soviete Supremo (com poderes legislativos), passou a ser integrado por representantes das diversas regiões da antiga Rússia imperial.

Eleição do comité da URSS

A eleição do comité executivo (Presidium) era da exclusiva competência da Soviete Supremo Executivo, dirigido por um presidente, a quem se reserva a função de Chefe de Estado. Era a responsabilidade do governo da União levar cabo, entre outros, das grandes tarefas relativas ao comércio externo, a politica internacional á planificação da economia ou á defesa nacional.

Função da URSS

Paralelamente a essa estrutura formal estava a Partido Comunista, nome que os bolcheviques adoptaram depois da sua chegada ao poder, e que controlava, efectivamente, o poder da URS. A sua formação era controlar os órgãos do Estado, estimulando a sua actividade, controlando a sua lealdade e mantendo os dirigentes em contacto permanente com as massas. Também assegurava á população a difusão das ideologias vinda da cúpula, isto é, dos altos dirigentes do partido que acomodavam a nação.

Economia

Uma vez terminada a guerra civil que se seguiu á revolução, a Rússia esta completamente arrasada, com graves problemas para recuperar a sua produção agrícola industrial. Com vista a promover a reconstrução do país, Lenine tinha criado, em Fevereiro de 1921,a Comissão Estatal de PlanificadoEconómica, ou Gosplan, encarregada da coordenação geral da economia do país. Pouco tempo depois, em Marco de 1921, adoptou-se um conjunto de medidas conhecidas como NEP (Nova Politica Económica).

Criação do novo político económico

Entre as medidas tomadas pela NEP, destacam-se a liberdade de comércio interno, a liberdade do estabelecimento de salário aos trabalhadores, a autorização para o funcionamento de empresas particulares e a permissão de entrada de capital estrangeiro para a reconstrução do país. O estado russo contínuo, no entanto, a exercer o controlo sobre os sectores considerados vitais para a economia, ou seja, o comércio externo, o sistema bancário e as grandes indústrias de base.

Depois da morte de Lenine

Depois da morte de Lenine, em Janeiro de 1924, José Estaline assumiu o poder após ter afastado o comissário de guerra e companheiro de Lenine, Leão Trotsky. Estaline defendia a construção do socialismo num só país, a União Soviética, e defendeu que os esforços por uma revolução permanente dificultariam a consolidação interna do socialismo na UniãoSoviética. Esta ideia triunfou, tendo sido aceite e aclamada no XIV Congresso do Partido Comunista.
Em resultado da aplicação da NEP, começou a surgir uma nova burguesia, constituídapor proprietários agrícolas e por homens de negócios, que obtinham resultados financeiros positivos. Porem, Estaline, considerando que esta situação atrasava os objectivos do socialismo, pôs termo a NEP em 1928.

O governo de Estaline

Estaline converteuse, a partir de Dezembro de 1929, após a imposição de profundas reformas económicas que provocaram descontentamento e miséria entre o povo, num ditador absoluto da UniãoSoviética. Para isso, utilizou, como método para a conquista total do poder político, a habilidade que possuía no controlo da máquina burocrática do partido e do Estado, bem como a montagem de um implacável sistema de repressão política der todos os seus opositores.
Estes eram obrigados, depois de presos e torturados, a confessar crimes que nunca haviam cometido, como, por exemplo, o de espionagem. Tal confissão significava a execução como traidores da pátria. Estaline conseguiu, assim, eliminar do partido, do exército e dos principais órgãos do Estado todos os antigos dirigentes revolucionários, muitos dos quais tinham sido grandes companheiros de Lenine.

Durante o tempo de Estaline

Durante o longo período de Estaline no poder, de 1924 a 1953, pensa se que o terror político soviético fez mais de cinco milhões de vítimas, entre cidadãos que foram presos, deportados e mortos, embora alguns historiadores achem que esse numero foi muito maior. Contudo, houve êxito na reconstrução do país 
E na elevação do nível económico e cultural da população soviética, tornando se a URSS, após a Segunda Guerra Mundial, numa das superpotências mundiais (a par dos Estados Unidos da América).

A contribuição para os aliados sobre eixo Nazi-Facista

Ao contribuir para a vitória dos Aliados sobre o eixo nazi˗fascita, formado pela Alemanha, pelo Japão e pela Itália, embora tendo sofrido enormes perdas humanas e matérias, a UniãoSoviética tornou se o principal oponente da Alemanha na Europa e passou a dispor de um enorme prestigio internacional.
O governo de Estaline terminou com sua morte, no ano de 1953.


AVISONos não nos responsabilizamos por qualquer uso ilegal deste trabalho, comprem o original e valorizem os direitos do autor!