Fisiologia Animal

Evolução dos sistemas respiratórios
No animal podemos encontrar o movimento dos gazes respiratórios entre o meio externo e o meio interno onde e chamado superfície.

Existem diversas formas de trocas gasosas entre as células e o ambiente: respiração por difusão, respiração cutânea, traqueal, branquial, pulmonar.

Trocas gasosas nos animais

Características
  • a)      Respiração por difusão: animais que apresentam este tipo de respiração são: geralmente pequenos e possuem corpo cilíndrico ou achatado;
  • b)      Respiração cutânea: pode estar presente tanto em animais aquáticos, como em animais terrestre;
  • c)      Respiração traqueal: esta presente em diversos artrópodes, constituído por uma rede de traqueias;
  • d)     Respiração branquial: os animais que apresentam este tipo de respiração são geralmente aquáticos, como o peixe;
  • e)      Respiração pulmonar: pode estar presente em diversos animais terrestres, como caracóis, algumas aranhas e vertebrados.

Pulmões do Homem


Um pulmão humano e um órgão esponjoso com 25cm de comprimento e 700g de peso. No homem podemos encontrar dois tipos de pulmões: direito e esquerdo. Sendo o pulmão direito e ligeiramente maior do que o esquerdo com três lóbulos e o pulmão esquerdo com dois lóbulos.
O pulmão e envolto por duas membranas, denominadas pleuras, onde podemos encontrar a pleura interna e externa.
A inspiração e a entrada do ar nos pulmões, isto quando há contracção da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

 A expiraçãoe a saída do ar dos pulmões, isto porque há relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
Doenças dos sistemas respiratórios
Existem varias doenças do sistema respiratórios entre as quais se destacam: a asma, tuberculose pneumonia e bronquite.
  • a)      A asma e uma reacção de defesa do organismo. A asma não e uma doença contagiosa, não tem cura e muitas vezes e uma doença de nascença;
  • b)      A pneumonia e doença do sistema respiratório provocada por bactérias que causam inflamação dos pulmões. Os sintomas da pneumonia são febre, dores nos órgãos respiratórios, dificuldades respiratórias e tosse. A pneumonia e uma doença contagiosa.
  • c)      A tuberculose e uma doença provocada por uma bactéria chamada bacilo de koch. Os sintomas da tuberculose incluem um emagrecimento, fraqueza, tosse por mais de 15 dias, suores nocturnos. E uma doença curável, mas pode levar a morte.
  • d)     A bronquite e uma doença causada pela inflamação da mucosa dos bronquíolos. Existe a bronquite aguda e a crónica. Os sintomas da bronquite incluem tosse, expectoração, falta de ar, cansaço, falta de apetite e dores no peito.

Evolução dos sistemas circulatórios
 Os animais fazem as trocas de substâncias com o meio ambiente. Um sistema de transporte típico inclui:
  • a)      Um fluido circulante como, por ex: o sangue;
  • b)      Um órgão propulsor de sangue, geralmente o coração;
  • c)      Um sistema de vasos por onde o fluido circula.

Funções do sistema circulatório
Os sistemas circulatórios têm diversas funções dentre as quais se destacam: Transporte de nutrientes necessário a alimentação das células; A remoção de dióxido de carbono produzido na respiração celular; a distribuição de calor para todo o corpo; transporte de hormonas.
Tipos de sistemas circulatórios
Nos animais que apresentam sistema circulatório podem ser distinguidos dois tipos tais como:

a)       Sistemacirculatório aberto: o liquido circulante denominada hemolinfa, e impulsionado pelo coração e segue pelo interior dos vasos que conduzem ate aos tecidos corporais.
b)      Sistemas circulatórios fechados, o liquido circulante denominado sangue, nunca abandona o interior dos vasos sanguíneos.
Doenças do sistema circulatório
As doenças do sistema circulatório mais comuns são: enfarte de miocárdio, a arteriosclerose, a hiper ou hipotensão e a trombose.
  • a) O enfarte do miocárdio: e também chamado ataque cardíaco, ocorre quando uma das ramificações das artérias que irrigam o coração.
  • b) A arteriosclerose: e uma doença que consiste na diminuição de espaço interior da artéria.
  • c) A hipertensão: resulta da elevação da pressão sanguínea exercida na parede das artérias.
  • d) A trombose: e um entupimento parcial dum vaso sanguíneo de qualquer órgão causada por um coagulo sanguíneo circulante.

Sangue
Composição do sangue
O sangue e um fluido e circulante e tem fundamentalmente as seguintes funções: transporte, regulação e protecção. O sangue e constituído por uma parte líquida e sólida. A parte líquida chama-se plasma e e constituída por: agua, sais minerais e substâncias orgânicas.
A parte sólida e constituída pelas células sanguíneas chamadas elementos figurados.

Funções dos constituintes do sangue
No plasma sanguíneo, a água e responsável por 92% do seu peso sendo o restante devido a presença de substâncias orgânicas.
As hemacias são células especializadas no transporte de oxigénio. A hemacia humana e um disco bicôncavo com 7 a 8um de diâmetro, e a 1 a 2 um.
                                  
Sistema linfático
Os vertebrados, alem do sistema circulatório sanguíneo, possuem ainda um sistema linfático.
Funções do sistema linfático
As principais funções do sistema linfático são: recolher e fazer retornar o fluido intersticial ao sangue; Absorver lipidos e vitaminas lipossoluveis ao nível do tubo digestivo.
Constituição do sistema linfático
O sistema linfático e constituído por vasos linfáticos e por órgãos linfoides.
Os vasos linfáticos podem ser: capilares linfáticos, vasos quiliferos, vasos linfáticos propriamente ditos, grandes vasos linfáticos.
Os órgãos linfoides incluem: a medusa óssea, os gânglios linfáticos, o Baco e o timo.


Sistemas de excreção

Funções do sistema excretor


Os animais têm a capacidade de manter a estabilidade do meio interno. E essa capacidade e designada homeostase.
 Na manutenção da homeostase podem destacar se as seguintes funções:
  • a)      Osmorregulacao que e o conjunto de mecanismos pelos quais são controlados as concentrações de sais e de agua.
  • b)      A expressão através do qual os organismos se libertam os produtos resultantes do catabolismo, muitos dos quais tóxicos e prejudiciais

“Este trabalho nao esta completo por favor baixe”



AVISO: Nos não nos responsabilizamos por qualquer uso ilegal deste trabalho, comprem o original e valorizem os direitos do autor! Não tirem fotos e nem imprimem esse trabalho. “Apenas Leia”