Excreção dos produtos azotados


Excreção dos produtos azotados

Os produtos nitrogenados excretados pelos animais são denominados excreções. Fazem parte desses produtos nitrogenados a amónia, a ureia e o ácido úrico.
Do produto dos aminoácidos resulta sobretudo o amoníaco (NH3) que reage com a água formando a amónia (NH4+) segundo a reacção:
NH3 + H2O → NH4+ + OH
A excreção de amónia apresenta vantagens tais como:
  • O trabalho metabólico e o gasto energético são pequenos;
  • A amónia atravessa rapidamente as membranas, sendo eliminada com grande facilidade;

A amónia é muito toxica e a sua excreção exige grande quantidade de água, a maioria dos animais aquáticos excreta-a rapidamente pelas brânquias, pelos rins e pela superfície do corpo.

Nos animais terrestres como as aves, os répteis e insectos a solução apresentada consiste na conversão da amónia num produto menos toxico e menos solúvel, o ácido úrico.


Nos mamíferos e em alguns anfíbios, a partir da amónia é também produzida a ureia. A ureia e o ácido úrico são mais tarde removidos dos rins e eliminados na urina.

Sistema excretor do Homem
O sistema excretor do Homem é constituído pelos rins, que por sua vez são constituídos por um par de uréteres, uma bexiga e pela uretra.

Infecção Urinaria
Os sintomas que revela uma infeccao urinaria são dores ao urinar, a necessidade de urinar mais vezez, sangue na urina e dor no baixo-ventre. Quando se suspeita esta doença deve-se ir ao hospital para fazer exames especiais. No entanto, a ingestão de 1 a 2l de agua por dia ajuda a combater as infeccoes urinarias.
Incontinência Urinaria
A incontinência urinaria é uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina. Existe, basicamente, dois tipos de problemas no controlo urinário. A maioria dos problemas da bexiga ocorre quando os músculos estão muito fracos ou muito activos:

  • Bexiga hiperactiva ocorre quando existem pequenos danos nos nervos que controlam os músculos da bexiga. Caracteriza-se pela necessidade urgente de ir á casa de banho, mesmo quando a bexiga contem pouca quantidade de urina (os homens com esses sintomas podem sofrer de aumento do tamanho da prostata).
  • Incontinência devido a pressão que ocorre quando os músculos que envolvem a uretra evitam que a urina escape. Quando se tornam fracos, um ligeiro stress pode ocasionar a perda involutaria da urina. Nas mulheres, esse tipo de incontinência ocorre frequentemente apos a gravidez ou menopausa.
Calculos Renais
Os cálculos renais, vulgarmente conhecidos por pedras no rim, resultam do depósito e acumulação de substancias minerais no rim. Estes depósitos podem ser causados devido a deformação da estrutura do rim, ou ainda devido ao excesso de proteínas na dieta alimentar, ao consumo de pouca agua e ao excesso de medicamentos.

As dimensões dos cálculos renais so variáveis e, por isso, podem entupir as vias urinarias. Na sua deslocação pelos ureteres e bexiga as pedra podem destruir os tecidos provocando lesões nos órgãos do sistema urinário. Esta deslocação dos cálculos renais provoca dores intensas na região dos rins.

Referências Bibliográficas
Susann Müller,  B12 Biologia 12ͣ classe, Texto Editores, Lda-Mocambique, Maputo