Doenças provocadas por seres do Reino Protista e Fungi

Doençasprovocadas por seres do Reino protista

Amebíase
E uma doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Ela entra no organismo humano por meio de alimentos ingeridos que foram mal lavados e continham os cistos (forma que o protozoário adota quando esta fora de um organismo)

Doenças de chagas

A doença de chagas e transmitida pelo barbeiro, um insecto encotrado em varias partes do brasil. O protozoário trypanosoma cruzi passa para o corpo humano quando o barbeiro pica o organismo em busca de sangue. Apos a sucção, o barbeiro libera suas fezes na pele, causando coceira. Ao cocar, o individuo acaba por jogar as fezes infectadas do barbeiro em sua corrente sanguínea.

Giardíase

E uma doença causada pelo protozoário giardia lamblia, encontrado forma cística em alimentos e na agua contaminada. Essa doença causa a diminuição da absorção de nutrientes de todo o trato digestivo, podendo levar a desnutrição.

Leishmaniose

Os protozoários do gênero leishmânia são os causadores da leishmaniose, que é transmitida por mosquitos. O principal sintoma é ferida em mucosas da pele. Existe uma forma mais grave, conhecida como leishmaniose visceral ou calazar.

Malaria

Uma doença histórica, transmitida pelo mosquito anopheles que possui em seu organismo protozoários do género plasmodiumos sintomas dessa doença são febre alta, dor de Cabeça, cansaço, entre outros.

Toxoplasmose

E uma doença transmitida por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário taxoplasma gondii. E uma doença que pode ser assintomática ou acusar dores de Cabeça, febre, aparecimento de ínguas ( gânglios  linfáticos inchados), etc.

Tricomoniase

E uma doença causada pelo protozoário trichomonas vaginalis, a tricomoniase é transmitida principalmente pelo contato sexual, mas pode ser passada também por roupas, toalhas e assentos sanitários contaminados

Outras doenças 

-Mal de cadeiras– doença que ataca alguns animais.
-Babesiose canina– protozoário babesia canis ataca as células vermelhas dos Cães.
-Eimeriose ou coccidiose– causa forte diarreia em alguns animais, podendo levar a morte.

Doenças causadas por seres do Reino Fungi

Histoplasmose

E uma micose sistemática, ou seja, uma doença causada por um fungo, o Histoplasma capsulatum, que afeta os órgãos internos.


Dermatomicoses

As dermatomicoses são causadas por fungos (dermatofilos) que infectam somente estruturas superficiais queratinizadas (pele, cabelo e unhas), não infectando tecidos mais profundos.

Micetoma

E uma síndrome clinica, de evolução cronica, caracterizada pelo aumento de volume de uma região ou órgão, com a presença ou não de fistulas que drenam um material seroso ou seropurulento no qual podem ser encontrados grãos.

Pitiríase versicolor

E uma micose de pele muito comum provocada pelo fungo do género Malassazia. A micose não e uma doença contagiosa, portanto não há transmissão do fungo de uma pessoa para outra.

Candidíase

A candidíase nos órgãos genitais é uma infeção muito frequente nas mulheres, mas também acometer nos homens, sejam eles crianças ou adulto.

Candidíase oral

E uma infeção da orofaringe provocada pelo fungo candida albicanis. Ao contrario do que muita gente pensa, a candidíase na boca não é um problema exclusivo de pacientes com HIV. Realmente pode ser um dos sinais de AIDS, mas costuma também surgir com frequência em crianças, idosos.

Micose na virilha


A micose na virilha, chamada em medicina de tínea cruris, é uma das infeções fúngicas da pele mais comum. A tínea cruris costuma atingir as regiões inguinal (virilhas), coxas e nádegas, causando placas avermelhadas e intensa coceira.

Frieira
 A dermatofitose dos pés, conhecida também como tínea perdis, frieira ou tínea perdis, é a micose de pele mais comum no mundo. A frieira é uma infeção por fungos, que ataca preferencialmente a sola e os espaços entre os dedos dos pés.   


AVISO: Nos não nos responsabilizamos por qualquer uso ilegal deste trabalho, comprem o original e valorizem os direitos do autor! Não tirem fotos e nem imprimem esse trabalho. “Apenas Leia”

#BAIXE ESTE TRABALHO COMPLETO