Lista das 10 Melhores Universidades Privadas em Moçambique

Lista das 10 melhores universidades privadas em Moçambique
De entre o grande e crescente número de universidades privadas em Moçambique, criamos uma lista com as top 10 melhores universidades privadas em Moçambique para você ficar a saber. A lista compreende tanto institutos superiores como universidades como tal, ou seja, todas as instituições de ensino superior actuando no país que achamos relevantes para lista. É importante salientar que a lista abaixo por nós compilada, toma em consideração diferentes aspectos que visam a qualidade de ensino e formação de uma universidade ou instituição de ensino superior como formação do corpo de docência dos cursos ministrados, material científico e metodologias de ensino, curriculum, organização hierárquica, infra-estruturas, entre vários outros aspectos.


#1. *ISCTEM* (Instituto Superior de Ciências e Tecnologias), reconhecida como a melhor e mais cara instituição de ensino superior em Moçambique, o ISCTEM é a única universidade privada em Moçambique que ministra vários cursos de renome a nível internacional como Arquitectura & Urbanismo e Medicina dentária, para além de outros que também são oferecidos por outras instituições de ensino privado como Engenharia Informática, cursos de gestão e área financeira, o qual possui boa reputação com relação as metodologias de ensino e material científico.

#2. *ISUTC* (Instituto Superior de Transportes e Comunicação), é uma das instituições de ensino mais organizadas e vocacionada aos cursos de engenharia com particular destaque para o curso de engenharia informática e de telecomunicações, para além das outras de renome como engenharia civil e de transportes, mecânica e de transportes, engenharia ferroviária agora, entre outros cursos da área de gestão e finanças que também são ministrados com muito rigor no ISUTC.

#3. *USTM* (Universidade São Tomás de Moçambique), primeiramente concebida para ministrar cursos das ciências humanas e ética como filosofia, sociologia e direito tendo depois adicionado faculdades para os cursos técnicos como os da área da agricultura, tecnologias e ciências de informação, entre outros, com particular diferencial em relação as outras instituições de ensino superior privadas em Moçambique como o curriculum em inglês ministrados na USTM-Busines school.

#4. *Universidade Politécnica*, uma das mais antigas e primeiras universidades privadas em Moçambique, ministra diferentes cursos como Ciências Empresariais, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Tecnológicas, entre outros. A Universidade Politécnica conta com várias sucursais a nível nacional para além da sede que se localiza na cidade de Maputo como a ISUTE (Instituto Superior e Universitário de Tete), Escola Superior de Estudos Universitários de Nampula (ESEUNA), entre vários outros.

#5. UDM (Universidade Técnica de Moçambique), uma nova instituição de ensino superior em Moçambique que está conquistando seu espaço no mercado se destacando das outras por trazer cursos técnicos como Engenharia Ambiental e Gestão de Desastres, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia e Gestão de Energias Alternativas e Recursos Petrolíferos, entre outros que também são comuns as outras instituições de ensino superior privado em Moçambique.

#6. *UCM* (Universidade Católica de Moçambique), concentrada nas províncias do centro e norte de Moçambique como Beira, Tete, Chimoio, Nampula, Pemba e Quelimane, já contam com mais de 3.270 estudantes inscritos desde a sua fundação em 1996. É uma instituição de ensino superior privado em Moçambique fundada pela Conferência Moçambicana de Bispos e é pertencente a igreja católica. Ministra diferentes cursos de ensino superior vocacionados as ciências humanas e sociais maioritariamente, mas recentemente atendeu ao seu plano de expansão adicionando alguns cursos de engenharia.

#7. *UMB* (Universidade Mussa Bin Bique), localizada em Nampula, entra para a lista de melhores universidades privadas de Moçambique com um portfólio de cursos maioritariamente inclinados as ciências sociais e financeiras.

#8. *ISTEG* (UNITIVI ou até mesmo UNITIVA), a universidade Wutivi (ex-Instituto Superior de Tecnologia e Gestão (ISTEG)), é uma instituição de ensino superior privado em Moçambique com poucos anos de estrada no mercado, mas já trás cursos como Infra-estruturas Hidráulicas e Sanitárias, Engenharia de Minas, Biotecnologia, Sistemas e Redes Computacionais, entre outros como diferencial para as demais instituições de ensino superior privado em Moçambique, entrando assim para a nossa lista de melhores universidades privadas de Moçambique.

#9. *IGECOF* (Instituto Superior de Gestão, Comércio e Finanças) , uma instituição de ensino superior privado em Moçambique concentrada maioritariamente em cursos das ciências financeiras, é uma universidade privada em Moçambique que também está tentando conquistar o seu espaço no Mercado e já conta com profissionais formados nas suas principais áreas de actuação.

#10. *IEGE*, já está no mercado a uns anos e começou como instituto médio de formação profissional para os cursos de gestão e finanças, tendo recentemente adicionado o grau de licenciatura e outras especializações na sua área de actuação. Entrando para a lista de uma das melhores instituições de ensino privado para se formar em Moçambique.

Texto Copiado