A vida do povo de Moçambique há muito tempo (Organização social,divisão de trabalho,organização Económica e Administrativa)

A vida do povo de Moçambique há muito tempo

O povo de Moçambique ocupava um espaço geográfico localizado no actual território moçambicano. Trata-se do espaço geográfico que se estende do Rovuma ao Maputo e do Zumbo a Olungune.
Este é um espaço com clima favorável para a vida das pessoas, rico em recursos naturais, o que permitiu que a pessoa organizassem a sua vida (sociedade), desenvolvessem suas actividades (económica) e organizassem as suas chefias (política).



Organização social

O que é organização social?
é a forma como as pessoas se organizam e se relacionam entre si nos seus grupos ou comunidades.
Até ao ano mil, a ideia de agricultores era composta por várias famílias. Cada um era formado por pai, mãe, filhos e, por vezes, netos. A maioria das famílias eram restritas e relacionadas entre si por laços de parentesco ou ainda por alianças. chama-se laços de parentesco à relação de sangue entre os membros de uma família. Assim, parentes consanguíneos são pessoas unidas por laços de sangue, oriundas de um antepassado comum. Os laços por aliança reference as relações provenientes de alianças matrimoniais.
O conjunto de parentes formava a família alargada da aldeia.
A vida estava organizada e o trabalho dividido o segundo o sexo e a idade. Por isso, não havia quem não tivesse algum trabalho para beneficiar todos os membros da família alargada.


Os chefes e velhos medir mediavam a comunicação com os antepassados, pediam chuva, saúde, proteção para a caça e viagem, tanto para se como para as populações da sua aldeia ou comunidade. Esses pedidos eram feitos através de um ritual em que se comunicavam com os mortos, manifestando os seus desejos.

Divisão do trabalho

Na aldeia dos agricultores, as mulheres tinham a responsabilidade de trabalhar na machamba, apanhar lenha, carregar água e cozinhar os alimentos. As crianças ajudavam as suas mães na recolha de vegetais, tomavam conta dos irmãos mais novos e afugentavam os animais na machamba.
Os homens iam a casa e a pesca acompanhados pelos rapazes mais velhos.

Organização económica

O que é organização econômica?
É forma como as pessoas produzem os bens que necessitam para sua sobrevivência.
Principal atividade econômica era a agricultura. Em algumas regiões do sul do rio Zambeze, a cultura de cereais era acompanhada pela criação de gado bovino. Além da agricultura e a criação de gado, continuava se a fazer a recoleção de vegetais e a prática da caça e da pesca.


Havia também outras atividades como a olaria, a tecelagem e a metalurgia.
Como as aldeias localizavam-se preferencialmente perto dos rios ou dos lagos, onde houvesse a água e ter as férteis, havia excedentes agrícolas, quero dizer, haverá produção que restava depois da distribuição.
Por isso, faziam-se trocas comerciais desses excedentes agrícolas e de produtos de outras atividades, pelos produtos de que necessitavam das outras ideias.
A troca dos diferentes tipos de produtos evitava a fome nas aldeias; era um procedimento do quase se pode colher experiência no presente.

Organização política-administrativa

O que é a organização política administrativa?
Qual é a forma como as pessoas se organizam para governar o território onde vivem. Organização política administrativa dominante era de linhagem da comunidade aldeã.
O chefe das famílias alargadas  estabeleciam relações entre as linhagens e,  e em particular, detinham o controlo das alianças matrimoniais, por exemplo,  no sul de Moçambique, esse controle era feito através do lobolo.
a classe dominante  construída por chefes e anciãos,  era aristocracia da sociedade.
Depois da aristocracia,  encontrava-se a camada dos Homens Livres.  havia também escravos domésticos que prestavam serviços para os chefes.