BAIXAR MODULOS DE 8ª CLASSE​ PESD – (PDF)

LIÇÕES DA 8ª CLASSE​ PESD 



​Módulo 3

Biologia

Módulo 3

Física​

Módulo 3

Química​

​Módulo 3

Matemática

​​Módulo

Educação Visual   ​

Lição 3.pdf

Lição 3.pdf

Lição 3.pdf

Lição 3.pdf

 Módulo E.V.pdf

Lição 4.pdf

Lição 4.pdf

Lição 4.pdf

Lição 4.pdf

Lição 5.pdf

Lição 5.pdf

Lição 5.pdf

Lição 5.pdf

 ​

O Programa de ensino Secundário Geral à Distância

O Programa de ensino Secundário Geral à Distância – PESD é um programa promovido pelo Ministério de Educação de Moçambique implementado pelo Instituto de  Educação Aberta e à Distância – IEDA


DIFERENÇA BÁSICA ENTRE PESD E ENSINO PRESENCIAL

Quem estuda no PESD não necessita, todos os dias, de ir á escola e nem precisa da  presença física do professor. Este é substituído por um recurso que se chama módulo.

O que é um módulo? É um manual com conteúdo de aprendizagem, organizado de forma a permitir que qualquer pessoa, desde que saiba ler, possa aprender sozinha.
OBJECTIVO
Proporcionar aos graduados da 7ª e os que queiram   frequentar a 8ª, 9ª e 10ª Classes oportunidades de escolha de modalidade de ensino para continuação dos seus estudos, promovendo assim o alargamento de acesso ao Ensino Secundário Geral e reduzindo as disparidades regionais de género em termos de acesso às oportunidades educativas do ensino secundário geral.

A QUEM SE DESTINA O PESD?


A qualquer cidadão graduado da 7ª e todo que queira frequentar 8ª, 9ª e 10ª Classe do Ensino Secundário Geral que esteja interessado em continuar os seus estudos.
Matrícula

A matrícula é feita na escola responsável pela implementação do PESD.    ​

ORGANIZAÇÃO DIDÁCTICA DO PESD

Os materiais auto-instrucionais (módulos) em uso no PESD estão estruturados de acordo com os programas do Ensino Secundário geral, obedecendo as respectivas disciplinas.
Estes materiais foram cuidadosamente planeados e desenvolvidos para facilitar a auto aprendizagem de acordo com os princípios de desenho instrucional.
O aluno recebe, para o estudo, os módulos das diversas disciplinas, observando a ordem crescente dos mesmos.
PESD oferece-te materiais auto-instrucionais, quer no formato electrónico, quer no impresso.
No PESD a aprendizagem dos materiais é feita a ritmo próprio, contudo, deve ter em conta o calendário escolar

COMO ESTUDAR

Para iniciar o estudo basta dirigir-se ao Centro de Apoio a Aprendizagem do Aluno (CAA), onde se procede ao levantamento de materiais auto-instrucionais (Módulos) sob orientação de um Tutor. É no CAA onde , também, se realizam as avaliações.
COMO RECEBER APOIO
Caso tenha alguma dúvida ou algo por esclarecer, no CAA dispõe-se de  profissionais preparados para ajudar. Estes profissionais chamam-se Tutores.
Pode-se recorrer também a vizinhos ou a colegas do grupo de estudo para partilhar as experiências e eventualmente resolver problemas decorrentes do processo de auto-aprendizagem. O Telemóvel é um recurso importante que pode usar para interagir com o seu Tutor, Colegas e os demais para solicitar apoio pedagógico
EXAME NO FIM DO CICLO
No fim do ciclo de aprendizagem (8ª, 9ª e 10ª Classe) vai fazer o exame nacional com os outros alunos do presencial em igual circunstância. Caso faça o exame com sucesso ser-lhe-á passado, pela respectiva escola, um certificado de passagem. Este certificado é o mesmo que se passa para qualquer aluno do sistema nacional de educação.

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO PESD?

Existem três tipos de avaliações durante o processo de aprendizagem:
Auto-avaliação – conjunto de exercícios contidos no Modulo que o aluno realiza no fim de cada lição para medir o grau da sua compreensão;
Teste de Fim do Módulo (TFM) – teste realizado no CAA sob controle do Tutor;
Exame final – exame Nacional elaborado pelo MinEd para todos os alunos do ensino Secundário Geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *