Turismo


Turismo e turistas

Turismo é uma actividade de serviços que envolve a acção de viajar, o mais frequentemente por razões de lazer, e o conjunto das actividades humanas que permitem a realização dessas viagens nas melhores condições.
O turismo é uma actividade pertencente ao sector terciário.

Turista é uma pessoa que viaja para fora do seu lugar de residência habitual, por qualquer outro motivo menos por razões de trabalho.

Quando esta actividade se realiza no interior das fronteiras dum país, designa-se turista interior. Já quando implica a travessia de fronteiras, estamos perante oturista internacional.
No quadro do turista internacional, o turista deve, por definição, permanecer no país visitando mais de 24 horas e manos de 3 ou 4 meses. Caso contrário, trata-se ou de um excursionista ou de um imigrante. 

Tipos de turismo (cultura, desportivo, recreativo, literário, religioso, ambiental)

A distinção dos tipos de turismo resulta das motivações e das intenções dos viajantes ou turistas. Assim, podem ser seleccionados vários tipos de turismo, devido à grande diversidades de motivos que levam as pessoas viajar.

Turismo cultural
Enfatiza os estilos de vida do passado através da valorização do património construído ou realização de certames como ferias, congressos e festivais.
As viagens das pessoas incluídas neste grupo são provocadas pelo desejo de ver coisas novas, de aumentar os conhecimentos, de conhecer as particularidades e os hábitos de outras populações, de conhecer civilizações e culturas diferentes, de participar em manifestações artísticas ou, ainda, por motivos religiosos.
Incluem-se neste grupo as viagens de estudo, bem como as realizadas para aprender línguas. 

Turismo ambiental
Este tipo de turismo orienta-se para as actividades em áreas remotas de interesse paisagístico. Pode também ser designado de turismo ecológico ou ecoturismo, referindo-se a práticas turísticas que envolve viagens para sítios naturais, tendo apenas em conta a amenidade e o valor recreativo resultantes do contacto com alguns aspectos do mundo natural. É um tipo de turismo que promove contacto directo com a natureza.

Turismo religioso
Trata-se de turismo polarizado à volta de lugares importantes de culto e peregrinação.
O turismo aparece como um meio de o indivíduo se aproxima de Deus. O participante encara a peregrinação como parte integrante da sua prática religiosa.
O turismo religioso é uma forma de o crente conhecer melhor a história do grupo a que pertence.
A visita a lugares de culto e a santuários é um modo de o indivíduo, crente ou não, compreender as religiões que influenciaram, e ainda influenciam, as nossas sociedades, no plano histórico, sociológico e simbólico.  
   
Turismo recreativo

Este tipo de turismo é praticado pelas pessoas que viajam para mudar de ares, por curiosidade, ver coisas novas, desfrutar de belas paisagens, das distracções que oferecem as grandes cidades ou os grandes centros turísticos.
Algumas pessoas encontram prazer em viajar pelo simples prazer de mudar de lugar, outras por espírito de imitação e de se imporem socialmente.
Este tipo de turismo é praticamente heterogéneo, porque a simples noção de prazer mudar conforme os gostos, o carácter, o temperamento ou o meio em que cada vive.
Turismo desportivo
Hoje, as motivações desportivas atingem camadas cada vez mais vastas das populações de todas as idades e de todos os estratos sociais que, perante as actividades desportivas, assumem quer uma atitude passiva quer uma atitude activa. No primeiro caso, o objectivo da viajem é o de assistir as manifestações desportivas, como os jogos olímpicos, os campeonatos de futebol, os jogos olímpicos inverno, enquanto, no segundo, o objectivo centra-se na pratica de actividades desportivas, como a caca, a peca, o desporto náutico, o alpinismo, o ténis, o golfe, etc.

As modernas tendências da procura, em que a preferência pelas ferias activas assume uma importância cada vez maior, obrigam a que o desenvolvimento de qualquer centro turístico de ser equipado com os meios apropriados à pratica dos desportos, tendo em consideração as possibilidades de cada local.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *